Da VEJA à VERT: A sintonia global do tênis sustentável

VERT e VEJA compartilham as mesmas estruturas, desde a matéria-prima até as cadeias produtivas, equipes, escritórios e fábricas. A única diferença é o nome.

 

Em 2004, os amigos franceses Sébastien Kopp e François-Ghislain vieram ao Brasil com a ideia de reinventar o processo produtivo do tênis. Em 2005, nasceu oficialmente a marca VEJA. Seu nome, na França, significa ver através dos tênis, observar o que está por trás, como são feitos, por quem, em quais condições e onde.


Vitrine da loja Veja na França.

 

No Brasil, iniciaram as vendas em 2013, mas a marca chegou com outro nome. Legalmente, uma marca forte não pode ter o mesmo nome, mesmo que sejam produtos de categorias diferentes. No entanto, devido à utilização do nome VEJA pela revista e pela marca de produtos de limpeza, optaram por mudar para VERT, que em francês significa verde. Essa escolha, além de atender a questões legais, reflete a identidade sustentável e ecologicamente consciente da marca.

veja
Mesmo produto, marcas diferentes.

 

É muito interessante que mesmo com nomes diferentes, a VEJA / VERT conseguiu manter a essência do branding, com a proposta de um produto que tivesse um impacto social positivo e que também fosse sustentável em toda a sua cadeia de produção. A fábrica fica no sul do país, utilizando algodão agroecológico do Nordeste do Brasil e do Peru, borracha da Amazônia e couro do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Além disso, participam juntos do desenvolvimento de novos materiais e novas tecnologias em um processo de melhoria contínua e com visão global de negócios.

Manifesto da marca na loja da França.

FONTES:
https://www.veja-store.com/
https://www.vert-shoes.com.br/

Mais no nblog

plugins premium WordPress